PLANO DE AULA

Escola Estadual Denise Gomide Amui Data: 18/10/2010 Disciplina: Geografia Professora: Eliane Alves Barbosa Araújo Turma:3º ano “U” Turno: Integral Objetivo Geral: Conhecer os diversos impactos ambientais ocasionados que provocam a escassez da água e também seus efeitos para a natureza e para a sociedade. Objetivos específicos: - Compreender os diferentes tipos de poluição sobre a água e seus efeitos maléficos à saúde humana; - Sensibilizar diante dos problemas para o comprometimento das águas para o consumo humano, para a manutenção de animais e para a irrigação na agricultura. .Metodologia: 1º- Apresentação de slide sobre a água, onde os alunos tiveram o primeiro contato com o tema em estudo. 2º Pesquisa na internet sobre a temática em estudo. Nesse momento os alunos foram conduzidos ao laboratório de informática para que pesquisassem sobre água urbana, e pudessem produzir os hipertextos destacando links como, por exemplo: poluição. 3º Socialização da experiência através da apresentação de alguns hipertextos produzidos pelos alunos, no qual demonstraram satisfação com as novas fontes de pesquisa e descobertas. Atividade: Montagem de um hipertexto com o tema água urbana enfatizando os seguintes links: poluição. Avaliação: no decorrer da aula e durante a exposição do trabalho. Material Didático: Computador conectado a internet, TV, DVD, Data show Avaliação da experiência com os alunos no desenvolvimento da aula. Através das pesquisas realizadas os alunos da turma puderem obter conhecimento sobre hipertexto. Ao navegarem através da Wikipédia já começaram a se surpreender, pois, não conheciam os links e, ao continuarem navegando para formarem seus hipertextos, ficaram muito alegres e maravilhados por conhecer algo novo que poderiam utilizar futuramente em suas atividades. Fontes de Pesquisa: pt.wikipedia.org/wiki/Poluição_da_água educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html www.todabiologia.com/.../poluicao_da_agua.htm www.alunosonline.com.br/.../poluicao-das-aguas/ www.canalkids.com.br/.../poluagua.htm

PLANO DE AULA

Escola Estadual Denise Gomide Amui Data: 18/10/2010 Disciplina: Geografia Professora: Eliane Alves Barbosa Araújo Turma:3º ano “U” Turno: Integral Objetivo Geral: Conhecer os diversos impactos ambientais ocasionados que provocam a escassez da água e também seus efeitos para a natureza e para a sociedade. Objetivos específicos: - Compreender os diferentes tipos de poluição sobre a água e seus efeitos maléficos à saúde humana; - Sensibilizar diante dos problemas para o comprometimento das águas para o consumo humano, para a manutenção de animais e para a irrigação na agricultura. .Metodologia: 1º- Apresentação de slide sobre a água, onde os alunos tiveram o primeiro contato com o tema em estudo. 2º Pesquisa na internet sobre a temática em estudo. Nesse momento os alunos foram conduzidos ao laboratório de informática para que pesquisassem sobre água urbana, e pudessem produzir os hipertextos destacando links como, por exemplo: poluição. 3º Socialização da experiência através da apresentação de alguns hipertextos produzidos pelos alunos, no qual demonstraram satisfação com as novas fontes de pesquisa e descobertas. Atividade: Montagem de um hipertexto com o tema água urbana enfatizando os seguintes links: poluição. Avaliação: no decorrer da aula e durante a exposição do trabalho. Material Didático: Computador conectado a internet, TV, DVD, Data show Avaliação da experiência com os alunos no desenvolvimento da aula. Através das pesquisas realizadas os alunos da turma puderem obter conhecimento sobre hipertexto. Ao navegarem através da Wikipédia já começaram a se surpreender, pois, não conheciam os links e, ao continuarem navegando para formarem seus hipertextos, ficaram muito alegres e maravilhados por conhecer algo novo que poderiam utilizar futuramente em suas atividades. Fontes de Pesquisa: pt.wikipedia.org/wiki/Poluição_da_água educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html www.todabiologia.com/.../poluicao_da_agua.htm www.alunosonline.com.br/.../poluicao-das-aguas/ www.canalkids.com.br/.../poluagua.htm

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A importância de hipertexto no trabalho pedagógico


         Depois de visitar e analisar podemos percebermos o quanto o mundo virtual vem crescendo hoje em dia e o quanto tem tomado importância no nosso meio. E nós como educadores temos que nos atualizarmos o grande valor da internet vem fazendo no nosso fazer pedagógico, hoje em dia temos vários recursos tecnológicos que pode nos auxiliar e desenvolver uma boa aula juntamente com os nossos alunos.
        O hipertexto é um caminho que vem com muitas informações enriquecedoras que nos possibilitem meios para andar e abrir novas idéias para desenvolver um trabalho mais rápido e satisfatório.
        Como educadora, entendo que o hipertexto é um conjunto  de  informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, em formato digital,cujo acesso se dá através de referencias específicas denominadas hiperlinks que nos traz e orienta novos conhecimentos através de pesquisas e outros assuntos a serem desenvolvidos em sala de aula.
         È uma experiência interessante, como cursista utilizar o hipertexto sem todavia, conhecer este conceito. È uma descoberta imensa, pois associar teoria e prática é imprescindível quando se tem objetivo construir conhecimento de forma consistente.
         Como educadora, percebo que o hipertexto é uma grande ferramenta, pois impulsiona o aluno à prática e à produção textual. A curiosidade dos alunos os levará a um processo de busca ao tentarem localizar uma informação, uma pesquisa ou linkar em umas palavras que aparecem em destaque. Desta forma é uma aprendizagem que é considerada mais consistente e duradoura, desta mesma forma acontece com o educador.
        Por isso,trabalhar com o hipertexto tem a vantagem de construir conhecimentos consistente e incluir educadores e educando no mundo digital.    O hipertexto é  bastante interessante e de grande valia no processo ensino aprendizagem, para compreender este novo paradigma que vem sendo descoberto que é a educação através das tecnologias e temos que atualizarmos e rompendo a barreira para vencermos os novos desafios que está presente no nosso meio que é a era das tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário