PLANO DE AULA

Escola Estadual Denise Gomide Amui Data: 18/10/2010 Disciplina: Geografia Professora: Eliane Alves Barbosa Araújo Turma:3º ano “U” Turno: Integral Objetivo Geral: Conhecer os diversos impactos ambientais ocasionados que provocam a escassez da água e também seus efeitos para a natureza e para a sociedade. Objetivos específicos: - Compreender os diferentes tipos de poluição sobre a água e seus efeitos maléficos à saúde humana; - Sensibilizar diante dos problemas para o comprometimento das águas para o consumo humano, para a manutenção de animais e para a irrigação na agricultura. .Metodologia: 1º- Apresentação de slide sobre a água, onde os alunos tiveram o primeiro contato com o tema em estudo. 2º Pesquisa na internet sobre a temática em estudo. Nesse momento os alunos foram conduzidos ao laboratório de informática para que pesquisassem sobre água urbana, e pudessem produzir os hipertextos destacando links como, por exemplo: poluição. 3º Socialização da experiência através da apresentação de alguns hipertextos produzidos pelos alunos, no qual demonstraram satisfação com as novas fontes de pesquisa e descobertas. Atividade: Montagem de um hipertexto com o tema água urbana enfatizando os seguintes links: poluição. Avaliação: no decorrer da aula e durante a exposição do trabalho. Material Didático: Computador conectado a internet, TV, DVD, Data show Avaliação da experiência com os alunos no desenvolvimento da aula. Através das pesquisas realizadas os alunos da turma puderem obter conhecimento sobre hipertexto. Ao navegarem através da Wikipédia já começaram a se surpreender, pois, não conheciam os links e, ao continuarem navegando para formarem seus hipertextos, ficaram muito alegres e maravilhados por conhecer algo novo que poderiam utilizar futuramente em suas atividades. Fontes de Pesquisa: pt.wikipedia.org/wiki/Poluição_da_água educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html www.todabiologia.com/.../poluicao_da_agua.htm www.alunosonline.com.br/.../poluicao-das-aguas/ www.canalkids.com.br/.../poluagua.htm

PLANO DE AULA

Escola Estadual Denise Gomide Amui Data: 18/10/2010 Disciplina: Geografia Professora: Eliane Alves Barbosa Araújo Turma:3º ano “U” Turno: Integral Objetivo Geral: Conhecer os diversos impactos ambientais ocasionados que provocam a escassez da água e também seus efeitos para a natureza e para a sociedade. Objetivos específicos: - Compreender os diferentes tipos de poluição sobre a água e seus efeitos maléficos à saúde humana; - Sensibilizar diante dos problemas para o comprometimento das águas para o consumo humano, para a manutenção de animais e para a irrigação na agricultura. .Metodologia: 1º- Apresentação de slide sobre a água, onde os alunos tiveram o primeiro contato com o tema em estudo. 2º Pesquisa na internet sobre a temática em estudo. Nesse momento os alunos foram conduzidos ao laboratório de informática para que pesquisassem sobre água urbana, e pudessem produzir os hipertextos destacando links como, por exemplo: poluição. 3º Socialização da experiência através da apresentação de alguns hipertextos produzidos pelos alunos, no qual demonstraram satisfação com as novas fontes de pesquisa e descobertas. Atividade: Montagem de um hipertexto com o tema água urbana enfatizando os seguintes links: poluição. Avaliação: no decorrer da aula e durante a exposição do trabalho. Material Didático: Computador conectado a internet, TV, DVD, Data show Avaliação da experiência com os alunos no desenvolvimento da aula. Através das pesquisas realizadas os alunos da turma puderem obter conhecimento sobre hipertexto. Ao navegarem através da Wikipédia já começaram a se surpreender, pois, não conheciam os links e, ao continuarem navegando para formarem seus hipertextos, ficaram muito alegres e maravilhados por conhecer algo novo que poderiam utilizar futuramente em suas atividades. Fontes de Pesquisa: pt.wikipedia.org/wiki/Poluição_da_água educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html www.todabiologia.com/.../poluicao_da_agua.htm www.alunosonline.com.br/.../poluicao-das-aguas/ www.canalkids.com.br/.../poluagua.htm

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA ESCOLA

                Quando falamos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computador, vídeos e internet. Sem duvida nos dias atuais são mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação, pois são os meios,os apoios,as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam.    
                 Na escola que eu trabalho as tecnologias mais  usadas no dia a dia são as existentes na unidade escola. Temos e primeira a televisão que é uma das  mais usadas, pelos professores com filmes e aulas educativas, levando assim o alunos a se interagir com uma das mídias dos tempos atuais.
                O computador também sempre é usado pelos professores e alunos para  fazerem pesquisas na internet é trabalhos escolares.
O data show   também é uma das tecnologias bem usadas pelos professores no horário de aulas,é da acolhida dos no horário da entrada,no recreio e no horário do almoço, pois chama muito atenção dos alunos quanto essa nova versão tecnológica.
                Na escola existe laboratório de informática, onde os alunos usam para fazerem as pesquisas e os professores utilizam para dar uma aula diferenciada, onde chama atenção dos alunos pois os mesmos gosta muito. Existe um projeto de informática voltado para comunidade local ,onde eles usam internet e e-mail para se comunicarem com o mundo.
                Os grandes desafios para realização de um trabalho eficiente em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação no espaço educacional são grandes, mas na mesma proporção, a utilização adequada das tecnologias representa uma oportunidade ímpar de inserir a escola como uma instituição voltada para a criação de ambientes colaborativos de aprendizagem e para o desenvolvimento de habilidades que se tornem competências nos alunos.
                Portanto, a tecnologia vem sendo  um mercado competitivo como o educacional, a escola que desenvolver uma proposta eficiente e de resultados com o uso das tecnologias, certamente terá um referencial que fará a diferença tanto para o uso dos professores como dos aluno em suas atividades educacionais. Isto significa que o trabalho com a tecnologia na escola deve ser bem planejado e desenvolvido, de modo que só  torne oportunas experiências válidas e gratificantes dos alunos e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário