PLANO DE AULA

Escola Estadual Denise Gomide Amui Data: 18/10/2010 Disciplina: Geografia Professora: Eliane Alves Barbosa Araújo Turma:3º ano “U” Turno: Integral Objetivo Geral: Conhecer os diversos impactos ambientais ocasionados que provocam a escassez da água e também seus efeitos para a natureza e para a sociedade. Objetivos específicos: - Compreender os diferentes tipos de poluição sobre a água e seus efeitos maléficos à saúde humana; - Sensibilizar diante dos problemas para o comprometimento das águas para o consumo humano, para a manutenção de animais e para a irrigação na agricultura. .Metodologia: 1º- Apresentação de slide sobre a água, onde os alunos tiveram o primeiro contato com o tema em estudo. 2º Pesquisa na internet sobre a temática em estudo. Nesse momento os alunos foram conduzidos ao laboratório de informática para que pesquisassem sobre água urbana, e pudessem produzir os hipertextos destacando links como, por exemplo: poluição. 3º Socialização da experiência através da apresentação de alguns hipertextos produzidos pelos alunos, no qual demonstraram satisfação com as novas fontes de pesquisa e descobertas. Atividade: Montagem de um hipertexto com o tema água urbana enfatizando os seguintes links: poluição. Avaliação: no decorrer da aula e durante a exposição do trabalho. Material Didático: Computador conectado a internet, TV, DVD, Data show Avaliação da experiência com os alunos no desenvolvimento da aula. Através das pesquisas realizadas os alunos da turma puderem obter conhecimento sobre hipertexto. Ao navegarem através da Wikipédia já começaram a se surpreender, pois, não conheciam os links e, ao continuarem navegando para formarem seus hipertextos, ficaram muito alegres e maravilhados por conhecer algo novo que poderiam utilizar futuramente em suas atividades. Fontes de Pesquisa: pt.wikipedia.org/wiki/Poluição_da_água educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html www.todabiologia.com/.../poluicao_da_agua.htm www.alunosonline.com.br/.../poluicao-das-aguas/ www.canalkids.com.br/.../poluagua.htm

PLANO DE AULA

Escola Estadual Denise Gomide Amui Data: 18/10/2010 Disciplina: Geografia Professora: Eliane Alves Barbosa Araújo Turma:3º ano “U” Turno: Integral Objetivo Geral: Conhecer os diversos impactos ambientais ocasionados que provocam a escassez da água e também seus efeitos para a natureza e para a sociedade. Objetivos específicos: - Compreender os diferentes tipos de poluição sobre a água e seus efeitos maléficos à saúde humana; - Sensibilizar diante dos problemas para o comprometimento das águas para o consumo humano, para a manutenção de animais e para a irrigação na agricultura. .Metodologia: 1º- Apresentação de slide sobre a água, onde os alunos tiveram o primeiro contato com o tema em estudo. 2º Pesquisa na internet sobre a temática em estudo. Nesse momento os alunos foram conduzidos ao laboratório de informática para que pesquisassem sobre água urbana, e pudessem produzir os hipertextos destacando links como, por exemplo: poluição. 3º Socialização da experiência através da apresentação de alguns hipertextos produzidos pelos alunos, no qual demonstraram satisfação com as novas fontes de pesquisa e descobertas. Atividade: Montagem de um hipertexto com o tema água urbana enfatizando os seguintes links: poluição. Avaliação: no decorrer da aula e durante a exposição do trabalho. Material Didático: Computador conectado a internet, TV, DVD, Data show Avaliação da experiência com os alunos no desenvolvimento da aula. Através das pesquisas realizadas os alunos da turma puderem obter conhecimento sobre hipertexto. Ao navegarem através da Wikipédia já começaram a se surpreender, pois, não conheciam os links e, ao continuarem navegando para formarem seus hipertextos, ficaram muito alegres e maravilhados por conhecer algo novo que poderiam utilizar futuramente em suas atividades. Fontes de Pesquisa: pt.wikipedia.org/wiki/Poluição_da_água educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html www.todabiologia.com/.../poluicao_da_agua.htm www.alunosonline.com.br/.../poluicao-das-aguas/ www.canalkids.com.br/.../poluagua.htm

POSSIVEIS MUDANÇAS E POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇOES DAS TECNOLOGIAS


            Pensar no contexto escolar em que vivemos hoje as tecnologias veio para dar um grande salto na contribuição no ambiente escolar, pois é uma ferramenta de grande valia nas tecnologias de aprendizagem e para a capacitação dos funcionários da escola, alunos e comunidade local.
              Quando falamos em inovações  tecnológicas educacionais é pensar antes de tudo num ambiente de aprendizagem  dos profissionais da educação.
             Mas como podemos ver as escolas ainda está muito distante dessa realidade, isso, porque o aluno acha que aprende mais e melhor na internet, no computador.
             Estamos no  século 21  em que  é marcado pelas muitas inovações, e oportunizou o surgimento de várias descobertas revolucionárias, como a tecnologia, dentre deles o computador.Pois ele  conquistou  um espaço tanto no mercado de trabalho como em sala de aula, a sua ausência hoje  pode significar atraso ou mesmo subdesenvolvimento, enquanto a sua presença traduz ascensão social e desenvolvimento.
            Os recursos tecnológicos vieram pra ficar e pra serem usados, mas não devemos inserir as tecnologias de qualquer maneira, a qualquer custo, mas precisamos ter a consciência da sua utilização adequada e utilizar dos benefícios que ela nos proporcionam.
Os recursos tecnológicos em sala de aula oferecem uma grande contribuição para a aprendizagem dos alunos e para o professor ensinar com a realidade que o próprio aluno vive fora da escola.
             Para que isso aconteça o professor tem que ser  mediador e facilitador da aprendizagem  usando os recursos tecnológicos de forma adequadas, criativas  investigadora, questionadora, para que aja mudanças e compreensão dentro e fora da sala de aula, para que ele possa fornecer as ferramentas necessária ao aluno, e  ajudando  a construir conhecimentos prévios para seu aprendizado.
            Dessa maneira a integração do computador, internet, novas mídias, calculadora etc. são recursos que contribuem com novas estratégias de ensino e aprendizagem. As tecnologias da informática é do  instrumento que veio  para desenvolverem competências nos alunos, de forma que os conteúdos trabalhados na escola sejam mais significativos socialmente e provoquem mudanças individuais e coletivas.Pois, a mera reprodução de conteúdos não tem mais espaço na educação e nem no mercado de trabalho atual.
             Portanto, precisamos acompanhar o crescimento da tecnologia no nosso meio, precisamos buscar e atualizamos se quisermos igualar essa inovação no nosso meio da educação.