PLANO DE AULA

Escola Estadual Denise Gomide Amui Data: 18/10/2010 Disciplina: Geografia Professora: Eliane Alves Barbosa Araújo Turma:3º ano “U” Turno: Integral Objetivo Geral: Conhecer os diversos impactos ambientais ocasionados que provocam a escassez da água e também seus efeitos para a natureza e para a sociedade. Objetivos específicos: - Compreender os diferentes tipos de poluição sobre a água e seus efeitos maléficos à saúde humana; - Sensibilizar diante dos problemas para o comprometimento das águas para o consumo humano, para a manutenção de animais e para a irrigação na agricultura. .Metodologia: 1º- Apresentação de slide sobre a água, onde os alunos tiveram o primeiro contato com o tema em estudo. 2º Pesquisa na internet sobre a temática em estudo. Nesse momento os alunos foram conduzidos ao laboratório de informática para que pesquisassem sobre água urbana, e pudessem produzir os hipertextos destacando links como, por exemplo: poluição. 3º Socialização da experiência através da apresentação de alguns hipertextos produzidos pelos alunos, no qual demonstraram satisfação com as novas fontes de pesquisa e descobertas. Atividade: Montagem de um hipertexto com o tema água urbana enfatizando os seguintes links: poluição. Avaliação: no decorrer da aula e durante a exposição do trabalho. Material Didático: Computador conectado a internet, TV, DVD, Data show Avaliação da experiência com os alunos no desenvolvimento da aula. Através das pesquisas realizadas os alunos da turma puderem obter conhecimento sobre hipertexto. Ao navegarem através da Wikipédia já começaram a se surpreender, pois, não conheciam os links e, ao continuarem navegando para formarem seus hipertextos, ficaram muito alegres e maravilhados por conhecer algo novo que poderiam utilizar futuramente em suas atividades. Fontes de Pesquisa: pt.wikipedia.org/wiki/Poluição_da_água educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html www.todabiologia.com/.../poluicao_da_agua.htm www.alunosonline.com.br/.../poluicao-das-aguas/ www.canalkids.com.br/.../poluagua.htm

PLANO DE AULA

Escola Estadual Denise Gomide Amui Data: 18/10/2010 Disciplina: Geografia Professora: Eliane Alves Barbosa Araújo Turma:3º ano “U” Turno: Integral Objetivo Geral: Conhecer os diversos impactos ambientais ocasionados que provocam a escassez da água e também seus efeitos para a natureza e para a sociedade. Objetivos específicos: - Compreender os diferentes tipos de poluição sobre a água e seus efeitos maléficos à saúde humana; - Sensibilizar diante dos problemas para o comprometimento das águas para o consumo humano, para a manutenção de animais e para a irrigação na agricultura. .Metodologia: 1º- Apresentação de slide sobre a água, onde os alunos tiveram o primeiro contato com o tema em estudo. 2º Pesquisa na internet sobre a temática em estudo. Nesse momento os alunos foram conduzidos ao laboratório de informática para que pesquisassem sobre água urbana, e pudessem produzir os hipertextos destacando links como, por exemplo: poluição. 3º Socialização da experiência através da apresentação de alguns hipertextos produzidos pelos alunos, no qual demonstraram satisfação com as novas fontes de pesquisa e descobertas. Atividade: Montagem de um hipertexto com o tema água urbana enfatizando os seguintes links: poluição. Avaliação: no decorrer da aula e durante a exposição do trabalho. Material Didático: Computador conectado a internet, TV, DVD, Data show Avaliação da experiência com os alunos no desenvolvimento da aula. Através das pesquisas realizadas os alunos da turma puderem obter conhecimento sobre hipertexto. Ao navegarem através da Wikipédia já começaram a se surpreender, pois, não conheciam os links e, ao continuarem navegando para formarem seus hipertextos, ficaram muito alegres e maravilhados por conhecer algo novo que poderiam utilizar futuramente em suas atividades. Fontes de Pesquisa: pt.wikipedia.org/wiki/Poluição_da_água educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html www.todabiologia.com/.../poluicao_da_agua.htm www.alunosonline.com.br/.../poluicao-das-aguas/ www.canalkids.com.br/.../poluagua.htm

PLANO DE AULA DE CIÊNCIAS

ESCOLA ESTADUAL DENISE GOMIDE AMUI
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORA: ELIANE ALVES BARBOSA ARAÚJO
DATA: 29/10/2010
TURMA: 3º ANO “ U “
CONTEÚDO: OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
                       
OBJETIVO
Introdução
Os sentidos do olfato e paladar estão intimamente relacionados.
A forma de ação desses sentidos é semelhante. O odor não passa de partículas que se desprendem da substância e ativa as células olfativas, o mesmo ocorrendo com o paladar. As substâncias em contato com a saliva desprendem partículas e estimulam as papilas gustativas da língua que enviam impulsos nervosos ao cérebro e este interpreta tais sensações.
O olfato tem importante papel na distinção dos alimentos, trabalhando junto com o paladar para fornecerem ao cérebro informações a respeito de comidas e bebidas. Enquanto mastigamos, sentimos simultaneamente o paladar e o cheiro.
O olfato tem uma nítida vantagem em relação ao paladar, não necessita do contato direto com o objeto para que haja excitação, conferindo maior segurança e menor exposição a estímulos lesivos.
O sentido do olfato é mais forte que o paladar. Os seres humanos conseguem diferenciar cerca de 20 mil tipos de odores diferentes (cada um deles, em dez diferentes graus de intensidade), mas apenas 100 tipos de gostos.
Cerca de 80% do que nossos sentidos percebem como gosto de um alimento é na realidade, seu aroma. Por esta razão, quando temos uma gripe ou resfriado e o nariz fica “entupido”, os alimentos perdem grande parte do sabor, por não podermos sentir seu cheiro.
Estratégia
Nesta aula será feita uma atividade experimental e posteriormente um texto para trabalhar os conceitos abordados.
Atividade Experimental – Trocando os Sentidos
Materiais Necessários:
- Alho
- Pastilhas de hortelã
- Melão
- Tangerina
- Cebola
- Biscoito de água e sal
- Venda para os olhos
- Modelo anatômico ou cartaz que mostra a ligação que existe entre nariz e boca.



SITUAÇÃO DIDÁTICA

Distribua uma pastilha de hortelã para cada aluno e peça que mastiguem, prestando atenção à sensação que experimentarão.
Turma, quando vocês colocaram a bala na boca, o que sentiram?
Hipóteses:
- Senti a boca ardendo, parecendo que estava gelada.
- Senti meu nariz ardendo também, como se estivesse sentindo o cheiro da bala.
Professor, mostre agora à turma o cartaz relacionando o paladar com o olfato, e demonstre a ligação entre o nariz e a boca.
Turma, observe neste cartaz uma figura de nossa cabeça, mostrando a ligação entre a boca e o nariz. Percebam que estão realmente ligados, e é por isso que, ao mastigarmos uma bala com um sabor forte, sentimos no nariz a sensação de ardência também.
Escolha alguns alunos para participarem do experimento. Tape os olhos de cada um e peça que tapem o nariz. Coloque uma das frutas na boca dos alunos e peça que digam qual gosto sentiram. Agora peça que destapem o nariz e coloque o mesmo alimento na boca, pedindo novamente que digam o gosto que sentiram.
Você sentiu o gosto da fruta. Mas sentiu melhor com o nariz tapado ou destapado?
Hipótese:
- O gosto foi mais forte quando destapei meu nariz.
Escolha mais alguns alunos e vende seus olhos. Aproxime do nariz deles o alho ou a cebola e, ao mesmo tempo, coloque em sua boca o biscoito. Peça que eles falem qual o sabor que sentiram.
Hipóteses:
- Senti um sabor de cebola, acho que é um biscoito de cebola.
- Não consegui saber o gosto, pois senti sensações de cebola e biscoito.
Tanto o olfato quanto o paladar estão relacionados, e por isso, ao taparmos o nariz, não sentimos os sabores dos alimentos com tanta intensidade quanto sentimos normalmente.
Isso acontece também quando sentimos um cheiro e logo após comemos outro alimento, confundindo o sabor do alimento com o possível sabor daquilo que sentimos o cheiro. Por isso vocês acharam que o biscoito tinha sabor de cebola, quando na verdade este biscoito não tem sabor de cebola.
AVALIAÇÃO
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Após a leitura do texto “Troca de Sentidos”, citado no item Estratégias e Recursos da Aula, entregue às duplas alguns exercícios, para que você possa avaliar a construção de conhecimentos de seus alunos acerca do assunto trabalhado.
Questões:
1) Quando estamos gripados, conseguimos sentir sabores?
2) Descreva a relação entre o olfato e o paladar.
3) Por que, às vezes, tapamos o nariz para tomarmos um remédio amargo?
4) Se misturarmos vários sabores e odores ao mesmo tempo, perceberemos alguma diferença?